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Cibersegurança no mercado corporativo

Cibersegurança no mercado corporativo

Com o avanço da transformação digital, a troca de dados e informações está cada vez mais contínua, fazendo da cibersegurança uma pauta primordial dentro do mercado corporativo. As empresas precisam garantir a proteção e a confiabilidade dos dados armazenados e manuseados durante as suas atividades. Perdas e vazamentos podem gerar prejuízos que vão muito além das perdas financeiras, podendo impactar muito no posicionamento competitivo da empresa.

Com a complexidade do ambiente corporativo, é necessário encontrar ferramentas e recursos de segurança que se tornaram essenciais para a continuidade do negócio. Nesse sentido, é muito importante adotar uma postura preventiva, ao invés de esperar que algum problema aconteça para agir. Essa abordagem ajuda a identificar possíveis pontos de vulnerabilidade antes que eles permitam que algum ataque aconteça.

Para criar uma estratégia de segurança mais eficiente, é necessário criar uma política de segurança assertiva. Para te ajudar, preparamos algumas dicas que preparamos para te ajudar nessa tarefa, confira a seguir.

Estabeleça os critérios de cibersegurança

Antes de criar uma estratégia voltada para a segurança dos dados corporativos, é imprescindível saber tudo que é feito dentro do negócio, de forma a determinar as necessidades da empresa. Quais dados são armazenados? Quais os recursos de segurança que são utilizados atualmente? Quais são os usuários autorizados a acessar informações sensíveis? Existe algum tipo de monitoramento?

Ter essas informações em mãos vai te ajudar a criar um planejamento de cibersegurança mais eficiente, alinhando as necessidades da empresa e facilitando a implementação de novos recursos.

Prepare a equipe

É claro que recursos de segurança são muito importantes, mas é essencial que os colaboradores estejam cientes das medidas de segurança básicas para proteger os dados do negócio. Muitos ataques são favorecidos por uma postura negligente e irresponsável dos usuários, e isso pode ser facilmente controlado com a criação de um “código de conduta” de segurança de dados.

A proteção dos dados corporativos envolve um conjunto de atitudes que podem minimizar a incidência de ataques cibernéticos e a reduzir o impacto de ataques inevitáveis. Para isso, os gestores devem colocar em prática uma estratégia completa, que envolve toda a equipe em um só objetivo.

A capacitação de todos os envolvidos, e não somente da equipe envolvida com o TI e gestores, é uma parte primordial para criar uma cultura organizacional mais segura.

Identifique a capacidade de segurança do seu negócio

Ataques corporativos podem vir de qualquer lado, acontecem de diversas formas e evoluem todos os dias, acompanhando os avanços tecnológicos dos recursos utilizados. Para saber onde a sua empresa apresenta falhas e vulnerabilidades, é importante testar a capacidade de segurança do negócio diante de ameaças externas.

Dessa forma, fica mais fácil determinar onde melhorias devem ser implementadas e como elas devem responder aos ataques cibernéticos da atualidade.

A cibersegurança é responsabilidade de todos

Embora a carga de garantir que os dados corporativos estejam protegidos seja depositada na equipe de TI da empresa, a cibersegurança é uma responsabilidade de todos os colaboradores de uma empresa. Como estão em contato constante com as informações armazenadas, os usuários são grande parte da estratégia de segurança da empresa. É muito importante que a conscientização da equipe e o monitoramento constante sejam parte integrante da cultura organizacional para a prevenção de ataques e fraudes cibernéticas. 

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