O meio corporativo já foi totalmente transformado pela tecnologia, e a proteção de dados passou a ser uma prioridade para as empresas. Com um número cada vez maior de ataques cibernéticos e roubos de dados, a segurança se tornou primordial para a sobrevivência de um negócio no mercado. As falhas de segurança podem trazer inúmeros riscos para as empresas, colocando a continuidade das suas atividades em risco.
Em contrapartida, empresas que garantem a proteção e a confidencialidade das suas informações garantem um diferencial competitivo perante a concorrência, sendo essa uma grande oportunidade de crescimento. Quanto mais credibilidade a empresa tiver com o público, maior será a confiança nela depositada, aumentando a sua rentabilidade.
O principal objetivo da Segurança da Informação é garantir que os dados restritos e confidenciais estejam devidamente protegidos do acesso de qualquer usuário que não esteja autorizado. Falhas nesse sentido podem colocar em risco esses dados, e causar um prejuízo imensurável para a empresa, que vai muito além das perdas financeiras.
Os problemas causados pelas falhas de segurança
O princípio básico de empresas que lidam com dados e informações de forma rotineira, é manter uma frequência adequada na realização de backups. Além disso, a falta de atualização e manutenção dos dispositivos também contribuem para o surgimento de falhas e pontos vulneráveis que facilitam o acesso indevido por cibercriminosos.
Outro tipo de falha bastante comum são as ocasionadas pelo erro humano, ou seja: falhas de protocolo que são cometidas pelos próprios usuários credenciados, seja por falta de treinamento ou falta de atenção. E esse problema se tornou ainda mais recorrente com o aumento do trabalho remoto. Mesmo que aconteçam de forma involuntária, as brechas geradas por esse tipo de falha são aproveitadas pelos criminosos para extrair informações, e facilitam as perdas e vazamentos de dados.
Com isso, podemos ver que um simples descuido pode causar imensos prejuízos para a empresa, que estará sujeita à extorsão, fraudes, divulgação de dados confidenciais, entre outros. Além desses problemas, a empresa também pode sofrer com as penalidades impostas pela Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD. Dependendo do dano sofrido, as consequências podem ser irreversíveis.
Aumento dos ataques e invasões
Assim como a tecnologia avança todos os dias, as formas de contornar recursos de segurança também se modificam. Com o passar dos anos, mais e mais ataques vêm ocorrendo, sendo necessário que as empresas se mantenham atualizadas e busquem por formas inteligentes e eficazes de garantir a proteção dos seus dados e da sua rede.
Não existe um público-alvo específico para os cibercriminosos, e por essa razão, empresas de todos os portes devem se proteger da melhor forma possível. É imprescindível que, além de soluções de segurança, a empresa crie um protocolo de boas práticas e um plano de ação eficiente que ajude a minimizar os prejuízos nos casos onde o ataque é inevitável.
Quando o assunto é segurança das informações, a prevenção é primordial. Além do preparo e da capacitação de todos os colaboradores, é necessário investir em softwares de proteção. Encontre uma empresa confiável, bem consolidada no mercado, e que consiga atender às necessidades da sua empresa de forma eficiente.