Com o avanço da transformação digital, as empresas e organizações estão cada vez mais dependentes de uma boa conectividade, de forma a garantir a continuidade do negócio. Por essa razão, a internet lenta pode causar grandes problemas.
Dentre os principais problemas causados pela internet lenta, estão:
· Prejuízo na qualidade da prestação de serviços;
· Atraso na entrega de demandas;
· Gargalos nos processos;
· Necessidade de retrabalho;
· Interrupção dos serviços;
· Prejuízos financeiros;
· E muitos outros.
Por conta dessas consequências, a qualidade da internet deve ser uma prioridade para os gestores. Mesmo que o serviço de banda larga consiga entregar resultados positivos em termos de internet residencial, é importante contar com uma solução mais específica, como é o caso da internet dedicada.
Essa tecnologia permite que a empresa conte com um link de internet exclusivo, aumentando a sua disponibilidade e estabilidade.
O que pode causar lentidão na internet?
São muitos os fatores que podem impactar na qualidade da internet, como veremos a seguir:
Problemas de configuração
A configuração dos roteadores e componentes pode impactar na qualidade da internet quanto feita inadequadamente. Nesse sentido, precisamos considerar não só os ajustes de software, como também a localização dos aparelhos. Para evitar qualquer tipo de problema, é importante que a instalação e configuração sejam feitas por uma equipe especializada.
Presença de vírus e malwares
Embora a internet seja um recurso fundamental para empresas de todos os segmentos, ela também possui diversas armadilhas plantadas por cibercriminosos. Através de links maliciosos e e-mails falsos, esses criminosos plantam vírus e malwares que podem prejudicar as redes e o bom funcionamento da internet da empresa.
Para evitar esses problemas, é essencial contar com recursos e ferramentas que aumentem a segurança dos dados e sistemas utilizados pela empresa.
Sobrecarga
A qualidade da internet utilizada deve ser compatível com a demanda apresentada pela empresa. De nada adianta contratar um serviço de internet que suporte determinada quantidade de usuários e exacerbar essa utilização, a queda na qualidade será inevitável.
Antes de decidir qual internet contratar, é importante saber como é a utilização e a demanda por conectividade dentro do seu negócio.
Problemas de provedor
Em alguns casos, a internet lenta pode não ser um problema interno, e sim no provedor ou empresa responsável por fornecer o serviço. Nesses casos, é imprescindível que a empresa contratante entre em contato com o suporte a fim de verificar qual o problema para que ele seja resolvido o quanto antes.
É muito importante contar com uma empresa confiável e que forneça todo o suporte necessário para que os serviços e atividades não sejam prejudicadas pela má qualidade de conexão.
Se você está procurando por uma empresa que entregue um serviço de qualidade e garanta a disponibilidade da sua conexão, entre em contato conosco. Com muita experiência no mercado, serviço de qualidade e suporte diferenciado, a Dot a Dot pode ajudar a sua empresa a crescer!