Criada para trazer mais segurança e facilidade para os negócios e o mundo corporativo, a nuvem corporativa é uma solução que consegue garantir um melhor custo-benefício do que um servidor físico instalado localmente na empresa. Ela garante uma maior facilidade de gerenciamento e manutenção de infraestrutura, trazendo mais qualidade e velocidade para a empresa.
A estrutura da computação em nuvem é composta por uma série de servidores, equipamentos que são conectados e garantem uma maior capacidade de armazenamento e disponibilidade, principalmente se comparada ao armazenamento em servidor local.
A hospedagem na nuvem corporativa garante uma maior escalabilidade para a empresa, que poderá utilizar as suas ferramentas, recursos e aplicações de forma mais inteligente e otimizada. Os servidores conseguem equilibrar de forma automática os recursos de rede disponíveis, dessa forma, você consegue direcionar os recursos computacionais de acordo com as respectivas demandas, garantindo um acesso rápido às informações.
A nuvem corporativa garante uma utilização mais inteligente dos recursos de rede da empresa, uma vez que é possível determinar a capacidade de acordo utilização real. Outra grande vantagem é que, diferentemente do servidor físico, a empresa não precisa instalar novos componentes ou recursos físicos para aumentar ou reduzir a capacidade: de acordo com sua utilização e a demanda, tudo é feito através da nuvem.
Como é feito o armazenamento na nuvem corporativa?
Os provedores de nuvem corporativa contam com data centers ao redor do mundo, em várias localidades. Esses espaços contém toda a infraestrutura necessária para o bom funcionamento desses servidores, além de garantir um alto nível de segurança tanto físico, quanto digital.
Para uma maior confiabilidade e segurança, as empresas podem contar com uma política de backups em duplicidade. Uma vez que é impossível prever a perda de dados, os servidores podem armazenar o backup das informações em dois ambientes diferentes, de forma que a empresa sempre terá acesso aos seus dados caso ocorra um problema, como o mau funcionamento de um dos servidores.
Além disso, existe a possibilidade dessas informações serem divididas e compartimentadas em tamanhos menores, para evitar que usuários não autorizados tenham acesso a dados confidenciais ou sensíveis.
Principais vantagens da nuvem corporativa
Escalabilidade: utilizar a computação em nuvem facilita o processo de adaptação à transformação digital. Sem a necessidade de movimentação física e de instalação de equipamentos, qualquer mudança na demanda pode ser resolvida com facilidade. Além disso, a atualização tecnológica fica a cargo da empresa contratada.
Redução de custos com infraestrutura: Manter servidores locais pode representar um grande custo para a empresa, considerando não só a aquisição de equipamentos, como também a infraestrutura necessária para o seu bom funcionamento.
Disponibilidade: a nuvem corporativa garante uma maior disponibilidade para a empresa, contando com recursos voltados para minimizar a interrupção dos serviços.
Maior segurança de informações: o armazenamento em nuvem garante diversas camadas de segurança para os dados armazenados.